A PELE

Consequências dos impactos diários

Diariamente, a pele está sujeita a diferentes fatores que a danificam. Alguns destes fatores são externos, nomeadamente a poluição, o ar condicionado e a radiação Ultravioleta. Outros fatores são internos, mas têm consequências visíveis na pele, nomeadamente o stress, a privação de sono, uma má alimentação e as alterações hormonais.

Estes fatores provocam danos na pele, deixando-a desidratada, sem o brilho natural e causam, a longo prazo, outros danos como manchas cutâneas e o aparecimento de linhas e rugas.

 

Fatores Externos

Os fatores externos podem ter efeitos imediatos e a longo prazo tanto nas camadas superficiais como nas camadas mais profundas da pele.

Danos na camada superficial da pele

A poluição, o ar condicionado, as condições meteorológicas adversas e os Raios UV danificam as camadas superficiais da pele, onde se encontra a barreira de hidratação. A barreira hidrolipída reduz a perda de água, mantendo a pele hidratada. Os danos a esta barreira provocam uma resposta inadequada, deixando a pele mais sensível. A desidratação resulta ainda numa diminuição da regeneração das células da pele, o que significa que as células envelhecidas ficam na superfície da pele por mais tempo, criando uma aparência irregular e sem brilho.

Todas as nossas gamas incluem ingredientes hidratantes para manter a pele hidratada.

 

 

Danos dos radicais livres

Parte do motivo pelo qual os fatores externos são tão prejudiciais é o facto de instigarem a produção de radicais livres: partículas altamente instáveis que atacam as células saudáveis e estão diretamente ligadas ao envelhecimento prematuro.

São chamados de "livres" porque lhes falta uma molécula fundamental que os mantém estáveis. Apesar de um pequeno número de radicais livres ser produzido naturalmente através de processos metabólicos, os agressores externos como a poluição e os raios UV podem instigar a sua criação. Os radicais livres danificam as células saudáveis e causam mutações no seu ADN estrutural. São responsáveis pelo aparecimento de manchas e rugas e uma pele sem brilho e tom irregular.

A Boots desenvolveu um complexo antioxidante patenteado para ajudar a combater estes radicais livres. Os antioxidantes são importantes porque impedem os danos nas células e nos tecidos, neutralizando os radicais livres, sem se transformarem eles próprios em radicais livres.
Pode encontrar o nosso Complexo Antioxidante em toda a gama Serum7

Danos nas camadas mais profundas da pele

Os fatores de stress externos podem ainda causar danos estruturais nas camadas mais profundas da pele, acelerando o processo de envelhecimento. A exposição excessiva ao sol e a poluição do ar fragmentam as fibras conjuntivas importantes na pele como o colagénio e a elastina, responsáveis por uma aparência suave e firme. Desta forma, a pele perde firmeza e surgem as linhas e rugas permanentes.

Os Raios UV são particularmente nocivos porque podem alterar permanentemente a estrutura do ADN das células da pele, causando descoloração em forma de manchas escuras e manchas brancas.
Pode descobrir mais sobre os efeitos dos danos do sol aqui

 

 

Os agressores internos

Os agressores internos

Os fatores internos podem tornar a pele baça ou irritada e podem até mesmo contribuir para o envelhecimento prematuro. Por isso, é importante neutralizá-los, para manter a pele com uma aparência saudável.

Stress e privação de sono

O stress e a privação de sono, muitas vezes, caminham lado a lado: o stress pode mantê-lo acordado durante a noite, fazendo com que o corpo liberte mais hormonas de stress. O sono é essencial para a sua saúde, pois é o momento em que o corpo segrega as hormonas que reparam as células dos danos do dia a dia, incluindo as células da pele.

O stress do dia a dia pode afetar a saúde da sua pele, deixando-a desequilibrada. A forma como a pele reage depende de pessoa para pessoa: algumas pessoas tendem a ter erupções, enquanto outras sofrem de pele seca ou sensível. O stress prolongado e a privação de sono podem resultar em mais sinais de cansaço permanentes como pálpebras cansadas, círculos escuros sob os olhos, rugas e linhas finas.

Todos os Cremes de Noite da Boots Laboratories hidratam intensamente e renovam a pele durante a noite para ajudar a neutralizar esses fatores internos. Adicionar o Serum7 Óleo de Noite Ativo ao seu regime de cuidados da pele irá proporcionar-lhe um estímulo extra de ingredientes nutritivos para melhorar o processo natural de renovação celular da pele.

As alterações hormonais

As mulheres, em particular, são mais afetadas por alterações hormonais. Estas flutuações são provocadas por diversos fatores, desde o stress e privação de sono ao ciclo menstrual passando pelas mudanças naturais que conduzem à menopausa. Esses desequilíbrios contribuem para uma pele mais seca e frágil.

A desidratação e má nutrição

70% do nosso corpo é composto por água. Esta água é essencial para a saúde do corpo e beber 2 litros de água por dia é vital para manter a pele com uma aparência saudável. A sua pele é um órgão e, como o maior órgão do seu corpo, é o primeiro ponto de defesa contra as agressões externas. A pele necessita de muita água para funcionar plenamente e proteger os órgãos internos. Uma pele hidratada é uma pele mais saudável e radiosa e menos propensa a ficar desequilibrada.

Uma dieta saudável abundante em frutas, legumes, cereais integrais, frutos secos e peixe é muito importante para manter uma aparência mais jovem e radiosa. A falta de vitaminas e minerais pode enfraquecer o sistema imunitário, incapacitando a pele de lutar contra os radicais livres e causando o envelhecimento cutâneo prematuro.

 

A Menopausa

Algumas das maiores alterações hormonais acontecem com a menopausa. Quando o corpo começa a produzir menos hormonas, a pele perde o apoio estrutural e torna-se mais frágil. A pele perde firmeza, aparecem linhas profundas e rugas e, à medida que diminui em espessura, torna-se mais vulnerável a danos causados pelo sol, conduzindo assim à formação de manchas escuras.

Com um profundo conhecimento das alterações hormonais que as mulheres enfrentam e dos seus efeitos sobre a pele, a Boots desenvolveu a gama Serum7 RENEW que se destina especialmente à pele madura e pós-menopausa.